#Ilustraday – Outono

Há 3 anos, quando eu vim morar no Rio, o verão se tornou uma estação ingrata para mim.

Hoje estou mais acostumada, mas o fato é que é bastante desconfortável e difícil de tolerar sem auxilio do ar condicionado (e aqui fala uma pessoa nada fã de ar). Mas realmente não é uma opção quando a expressão ‘suar em bicas’ se torna algo literal e parte do dia a dia. :P

Por outro lado, justamente pelo verão ser a estação mais desagradável, o outono se tornou muito amado e aguardado. ♥ É muito gostoso quando ele começa e dá pra deixar pra lá o ar condicionado e fazer atividades cotidianas sem estar pingando… Além disso, conforme ele avança, é uma delícia poder deixar shorts, regatas e vestidos no armário de vez em quando e começar a usar outras peças de roupa esquecidas há meses: como calças, blusas de manga e as vezes até casacos! Ahaha! :)

Outra coisa boa dessa época é poder voltar a consumir bebidas quentes como chás, sem morrer por causa disso, e ter vários dias bonitos e ensolarados ♥, porém frequentemente confortáveis. :)

Na ilustração de hoje quis mostrar um pouco dessa sensação agradável que é ter um pouquinho de frescor pra variar.

Processo:

outono_1
Desenho inicial

Fiz um retrato usando roupas quentinhas (as que realmente estava usando – estava um dia bem friozinho, mas já passou :/) e feliz e contente tomando um chá (o meu favorito no momento é o de limão e gengibre da Twinings) numa caneca também feliz e quentinha .

Colagem outono_1
Começando a pintura com aquarela
Colagem outono_2
Depois que escureci a manta,  gostei do azul
Colagem outono_3
Experimentando criar manchas mais espontâneas, acabei criando uma do lado direito que não gostei… :O

Resultado:

outono final_1
Tchaaaaaan!!! Baguncinha básica… SQN :P
outono final_2
Melhor! :)

Detalhes: outono detalhe_1

outono detalhe_2

outono detalhe_3
Melhorei a tal mancha que não tinha gostado com ajuda de pastel seco
outono detalhe_4
Já essa mancha foi o meu detalhe favorito :)

Materiais novos:

Essa semana fui na Caçula, uma papelaria enorme que tem aqui no Rio, e comprei uma resma de Papel Canson Montval para aquarela e uma bisnaga de tinta Azul Ftalo da marca Winsor & Newton, pois tinha curiosidade de testar desses materiais.

outono materiais

O papel é bem mais liso do que o papel que eu vinha utilizando (Canson para aquarela da linha universitária – que tem uma textura tipo ‘canelada’). Ele tem uma textura, como dá pra perceber em algumas das fotos, mas a impressão que tive foi que ela praticamente sumiu sob a tinta após a aplicação de mais camadas. Também achei ele mais difícil de trabalhar com o lápis da forma como eu estou acostumada (bem escuro). Mesmo antes de pintar qualquer coisa, a impressão que eu tive foi que o papel ia se ‘machucar’ caso eu aplicasse a mesma força que estou acostumada a fazer no outro.

Quanto a tinta, eu estava sentindo falta de ter um azul mais forte e achei que a tonalidade não correspondeu a expectativa gerada pela cor da embalagem (embora seja diferente de outros azuis que eu já tinha). Também tive a impressão de que essa tinta rende menos do que as minhas outras (talvez por eu esperar que ela ficasse mais escura e não ter diluído tanto).

Além do papel, aquarela e pincéis, foram utilizados nessa ilustração: lápis aquareláveis, caneta gel branca, lápis pastel e giz pastel.

UPDATE: A Olívia Pinto, uma amiga ilustradora, me alertou que essa dificuldade que tive com o papel foi devido ao fato dele ser 100% celulose e me aconselhou a preferir papéis com uma porcentagem de pelo menos 25% algodão, que aguentam mais o tranco da sobreposição de aguadas e outros materiais – dica importante, lembrando que eu sou uma pessoa que pesa a mão sobre os trabalhos – e absorve menos a tinta.

Mas sigo experimentando com ele. :) Na real não achei que o papel sofreu tanto com a tinta e outras materiais coloridos que apliquei nele, mas principalmente com a dureza do lápis de grafite – isso pq usei 6B. Também descobri que essa não é a versão ‘normal’ desse papel… Existe outro que que não tem escrito Torchon e parece que tem uma textura diferente.


Apesar dos ‘acidentes no percurso’, gostei do resultado e achei que consegui criar o clima que eu imaginei e transmitir a minha ideia de outono… :) Espero que vocês gostem também e estejam tão felizes quanto eu com o essa estação maravilhosa. ♥ ♥ ♥ (Quem acha ela a melhor, levanta a mão!  ;))


O tema outono, foi sugerido pelo Ilustra day, um grupo/página do facebook que, a cada mês, determina um tema para os participantes ilustrarem. Esse tema tem validade entre o dia 15 de Abril e 15 de Maio, caso você também se interesse em participar.

Veja também: