Ilustração da semana #2

Olá!!! :)

Na semana passada fiquei um pouco chateada por não ter feito meu post com ilustração dominical e tentei compensar um pouco, escrevendo, durante a semana, um post um pouco diferente do que eu tenho feito.

Eu não tenho conseguido desenhar muito nos últimos dias… mas um dos motivos disso é bom e alegre! Estou fazendo aula de pintura com o ilustrador (fantástico) e professor Renato Alarcão. :)))

Embora tenha tido só 2 aulas até o momento, estou achando excelente (!) e gostando muito muito! Porém tenho tido que dedicar um tempo pra fazer os ‘exercícios de casa’. São uns exercícios ‘técnicos’ (ex. degradês), então acho que não interessa muito postá-los por aqui.

Para minha alegria, consegui tirar um tempinho na sexta para pintar algo meu. Tenho feito alguns sketches de cabelo crespo/cacheado (amo/sou ♥) e ando pensando em fazer uma série com esse ‘tema’. O  trabalho que trouxe hoje foi baseado numa colagem e sketches do meu caderno, mas esqueci de trirar uma foto deles pra por aqui (vou ver se coloco no meu insta, depois).

Processo:

da semana 2 _ 1

Fiz o esboço inicial levemente inspirado no que eu tinha no meu caderno. Queria muito desenhar esse cabelo assimétrico  e pensei em incluir umas folhagens pra equilibrar a composição… Tentei me desafiar restringindo minha paleta e pra isso busquei usar principalmente umas cores novas da Cotman que eu comprei para as minhas aulas.

da semana colagem 1
1. Pele estranha e inventando elementos. 2.Caiu uma gota de tinta verde na pele. Tentei tirar proveito disso mas não rolou… :/

Não consegui fotografar muito bem os passos da pintura justamente porque dei uma vacilada nela.. Pra não dizer coisa feia. Daí fiquei tentando consertar. :)

da semana colagem 2
Na 2ª imagem cobri com amarelo Nápoles o que eu não tinha gostado e inventei uma tatoo na mancha do corpo. :P :)

No fim ficou assim:

da semana 2 _ final 1

Detalhes:

da semana 2 _ final 5
Incluí essas folhagens por último… Talvez por não ter muita cor pra me divertir, senti necessidade de encher mais a composição.

da semana 2 _ final 3

da semana 2 _ final 2

Acabei mantendo as bolinhas na testa pois não consegui cobrir a contento. Mas gostei mais assim.

da semana 2 _ final 4

No fim das contas, até que eu gostei do resultado… Só fiquei com um leve pé atrás, pois aprendi na minha aula  que ‘aquarelas opacas’ não são aquarelas! :O (São guache). Talvez por isso, fiquei com a sensação que a mocinha está usando uma maquiagem pesadíssima. Ahaha. Também contribuiu para essa minha sensação eu ter usado um pouco de pastel seco no rosto e achei que não ficou muito bem mesclado depois que tirei as fotos.

Por outro lado, gostei dos muito dos florais (tou nessa agora ♥) e do desafio de restringir as cores! Também foi a primeira vez que usei a caneta Posca dourada pra alguma coisa e gostei do resultado (no miolo das flores e bolinhas do fundo).

Nesse trabalho usei: Aquarelas Cotman (alizarin crinson hue, burnt siena, vandyke brown e um azul que não sei qual) e Guitar (amarelo nápoles), papel Canson Montval (do ‘normal’), lápis 3B e 6B, caneta Unipin, caneta Posca dourada, lápis aquarelável (sim, samba do crioulo doido) e giz pastel random.


E aí? Gostaram? Se gostarem desse tipo de post, me contem! Se tiverem sugestões e experiências para compartilhar também! :)

Veja também:

  • Rayssa Karolina Borges

    Achei lindo o jeito que vc deu no problema, combinou muito!

    Tambem amo/sou cabelos crespo/cacheado mas não sei como desenha-los :(, o seu fico muito lindinho.

    Beijos

    woinblack.wordpress.com

  • Lili Ana

    Obrigada, Rayssa! Não fiquei totalmente satisfeita, mas o bom de ‘errar’ é experimentar soluções novas q a gente não teria pensado ‘acertando’, né?

    Esse cabelo, desenhei o formatinho dele, pintei algumas camadas com os marrons escurecendo em algumas partes e, depois de seco, rabisquei um emaranhado ondulado sobre a cor.

    Beijos, obrigada pela visita e comentário! :)

  • Bianca Moraes

    Maravilhooooso, Lila! :D

    E que lindo que você é de Brasília também! Quando vier por aqui, me avisa pra gente ir tomar um café! :)

  • Letícia Maués

    adorei a interação das flores com a moça. Realmente enriqueceu muito a composição, parabéns de novo!

  • Lili Ana

    Obrigaaada, Letícia! Estou gostando muito de usar essas flores nos últimos tempos. Daqui a pouco vem mais por aí. ;) Obrigada pelo comentário e visita! :)

  • Lili Ana

    Obrigada, Bia!!

    Amo ser de Brasília! <3 Cidade maravilhosa!!! Quando eu for, aviso sim! Não sei se eu vou tão cedo, mas acredito que vou voltar esse ano ainda. Vou te incluir no grupo das pessoas do decola de Brasília. As meninas daí, acho que já se encontraram. :)