Curso: Aquarela e acrílica com Renato Alarcão

Oi!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim! :)

Nas últimas 6 semanas minhas postagens vem sendo um pouco mais intermitentes do que eu gostaria… Isso aconteceu por um bom motivo pois, além da minha rotina normal de trabalho e pós graduação (e de agora estar fazendo novamente o Decola!Lab), fiz o curso de aquarela e acrílica com o ilustrador/professor Renato Alarcão. :) \o/ \o/ \o/

O ilustrador/professor:

Colagem Alarcão
Uma pequenínissima amostra das coisas lindas que ele faz! (Fonte, fonte, fonte, fonte.)

Pra quem não conhece o Alarcão, ele é designer gráfico formado pela UFRJ e mestre em artes visuais pela SVA de NY e outras coisas massas (veja o que mais aqui). Ele é também um ilustrador bem reconhecido (e com muitos e muitos trabalhos publicados), com um portfólio belíssimo e de uma diversidade técnica e de estilo que eu acho muito interessante!

Além disso, para a nossa sorte, ele dá diversos cursos! Todos são muito elogiados e, agora posso dizer, não é por acaso!!! :)

O curso:

alarcão curso
Imagem de divulgação do curso (fonte: newsletter do Alarcão)

Me interessei bem por fazer esse curso e fiquei muito feliz dele ter cabido na minha agenda! (Outros cursos que vi antes não eram compatíveis com o fato de eu ter pós aos sábados).  Eu já queria adquirir ‘formalmente’ (e de preferência com alguém que entendesse bem do assunto) as noções da técnica da aquarela (para ir além do empirismo, tentativa/erro, que eu vinha experimentando). Também achei boa a oportunidade de conhecer melhor a acrílica (já fiz um curso horroroso uns anos atrás), pois pretendo usar a técnica, para fazer trabalhos maiores e em suportes diferentes daqui a um tempo. :)

O curso é composto por 6 aulas em ateliê e uma aula ao ar livre (que ainda não fizemos, mas acho que será realizada no Jardim Botânico). As aulas foram dadas na Gávea, mas sei que o Alarcão dá aula também em outros lugares (como em Niterói que é onde ele mora) e as vezes em outras cidades.

Obs. Foi a primeira vez que ele deu esse curso, então não sei ele curtiu e se vai haver novas turmas ou ajustes no programa.

Aquarela

Alarcão 6
Alarcão explicando um dos exercícios
círculo cromático
Teoria das cores para aquarela by Alarcão

As 3 primeiras aulas foram exclusivamente sobre aquarela. Na primeira aula, aprendemos sobre cada uma das ferramentas (papel, tinta e pincel) e sobre as 4 técnicas fundamentais da aquarela (úmido sobre úmido, seco sobre úmido, úmido sobre seco e seco sobre seco).

Já a segunda aula foi sobre teoria da cor para aquarela, utilizando o círculo cromático e com explicação sobre as misturas de cores e como chegar a uma cor, baseado em referências.

Cinzas cromáticos
Uma bailarina que fiz para o exercício de cinzas/neutros cromáticos.

A terceira aula, sobre cinzas/neutros cromáticos, foi uma das minhas favoritas! Aprendemos a fazer misturas de cores para obter esses cinzas/neutros lindos (e sem depender da tinta preta). Também exercitamos os aprendizados a partir de referências e em criações próprias.

Demonstrações, referências…

Alarcão 1
Demonstração em aquarela

Alarcão 4

Alarcão 11

Alarcão 12
Resultado de uma das demonstrações com aquarela

Em cada aula, havia demostrações sobre o que estava sendo ensinado e o Alarcão compartilhava também um tanto de histórias e experiências dele como ilustrador. ♥

Livro
Livro – A grande viagem da senhorita Prudência
Alarcão 5
‘Você veio ao mundo para ronronar’ – Sabedoria felina num livro que esqueci de anotar o nome… :P

Ele também trouxe muitos livros para que conhecêssemos mais referências (favor ignorar que as fotos que eu tirei para ilustrar aqui não são nem de aquarela nem de acrílica :P), além de várias ilustrações originais e o incrível sketchbook dele (favor ignorar – e me perdoar – não tirei foto disso :/).

Acrílica

Alarcão 7
Demonstração em acrílica… Abaixo linkei o resultado final do insta dele

A partir da 4ª aula, transitamos para o estudo da acrílica. Primeiramente, fomos apresentados aos pontos comuns com a aquarela, quando aplicada com transparência.

Depois passamos pela opacidade e conhecemos também um pouco sobre as ferramentas possíveis: pincéis, tintas, papéis diversos, madeira, tecidos… e um pouco sobre a preparação/texturização dos suportes. 

Estudo em acrílica a partir de foto de Pierre Gonnord.

Uma foto publicada por Renato Alarcão (@r.alarcao) em

História

Alarcão 3

Tivemos também uma aula com uma apresentação sobre história da aquarela, na qual fomos apresentados a alguns dos ícones da técnica favoritos do Alarcão.

Resumo da ópera:

Alarcão 2
Grafite companheirinho! ♥
Alarcão 10
Caixinha muito linda da colega Lélia, livros e referência para estudos

Passaram 6 sábados voando. As 3 horas de aula acabavam rápido, pois foram repletas de conteúdo e agradáveis que só. Além da companhia do professor e de colegas queridos (com os quais me identifiquei bastante), também tivemos a amigável companhia do Grafite, cachorro do Alarcão! Na maioria dos dias, tivemos uma pausa para um café delicioso que perfumava o ateliê. :)

Quanto a metodologia, no geral, curti o equilíbrio entre teoria, história e referências, demonstrações e prática. Pra mim  o curso funcionou bem.

Confesso que me surpreendi com o quão acessível é o Alarcão! Superou minhas expectativas com o conteúdo sobre aquarela e acrílica, mas sinto que pude também absorver um pouquinho (que pra mim já foi muito) dos conhecimento dele como ilustrador!!

Fiquei muito feliz de conhecê-lo e querendo mais! (Tanto que já vou fazer mais curso com ele… :))

Enfim, por hoje é só (tudo isso)! :) Quando tivermos nossa aula ao ar livre, vou tentar fotografa-la. Quem sabe não registro por aqui.

Em todo caso, devo estar de volta até domingo que vem ou o mais breve possível! :)

Feliz inverno! ♥

Ps. Recomendo a todos seguir o Alarcão no facebook e instagram.

Veja também:

  • Que demais, parece ter sido mesmo muito proveitoso! Tenho muita vontade defazer um curso assim, mas sempre ocorre fora da minha cidade e nunca consigo/posso ir :(

    Trabalhos lindíssimos! Seguirei!

    Um beijo,
    Re

  • Lili Ana

    Oi, Rê! Que demais vc aqui! O curso foi mesmo muito bom… sigo com ele, agora no estudo das outras técnicas de ilustração! :) Onde você mora? Ele faz sempre curso em outras cidades.

    Beijos!

  • Eu sou de Ubatuba Lili… aqui quase nunca tem nada relacionado :(

  • Lili Ana

    :/// Pena! As vezes rola de combinar uma oficina com ele! :*