#30ideias30dias

Oi! Tudo bem com vocês? Espero que sim! :)

Acho que já contei um pouco sobre isso por aqui, mas no ano passado conheci um tal de ~~empreendedorismo criativo~~.  Foi praticamente uma paixão a primeira vista e desde então virei uma fã do assunto, estudado com afinco sobre, lendo e pesquisando o máximo que consigo a respeito. ♥

Quem me apresentou o ‘rapaz’ foi a Rafaela Cappai, na sua web-série gratuita #vamoquevamo. A Rafa é comandante da Espaçonave, negócio criativo que promove o curso Decola!LAB (no qual tive a oportunidade de embarcar no fim do ano passado).

Pois bem, estou fazendo o curso pela segunda vez (sim!), porque é bom demais. :) Um dos meus exercícios favoritos do curso da vez passada foi o desafio criativo #30ideias30dias e, justamente por isso, topei me desafiar novamente!

#1sérieem30dias

30_2

Da primeira vez meu desafio consistia, inicialmente, em criar uma ilustra com um animal por dia. Porém isso acabava me tomando muito tempo e aconteciam 2 coisas… ou eu me estressava por gastar um tempo que eu não podia ou e me frustrava por não sair uma ~~ilustra~~ legal. Baixei um pouco a bola e defini um tempo de 30 minutos (incluindo o tempo de pesquisa, registro e postagem do desafio), além de mudar a expectativa fazer uma ilustração por dia, para o mais despretensioso 1 desenho por dia. Em todo caso, foi muito bom e um bom aprendizado sobre o meu processo criativo, além de me ajudar a criar uma disciplina de rabiscar pelo menos um pouquinho todo dia… :) coisa que eu não fazia há desde antes de entrar na faculdade. :P

Dessa vez, pensei em aumentar a pretensão! (Mas, vejam bem, sem tornar a minha missão impossível!) Dessa vez, minha ideia é trabalhar um pouco por dia em esboços que irão me ajudar a produzir uma série de ilustrações. ♥ Estabeleci um tempo mínimo de 30 minutos (não tem problema trabalhar mais desde que não me atrapalhe nas minhas outras tarefas do dia) e que farei thumbnails, croquis, esboços… esquemas de cores e anotações sobre os temas feminino (que sinto ser o tema principal do meu interesse) natureza e poesia. 

Dias 1 e 2

30_3
Começar pode ser difícil, mas é a parte mais importante…

A cada dia estou trabalhando em até 2 páginas desse meu caderno azul. É um caderno um pouco velho (tá até com folhas até amareladas), mas achei que seria legal reunir tudo em um lugar só. Nos 2 primeiros dias fiz uma espécie de brainstorm (só que um tanto gráfico).

30_insta4
Autorretratinho :)
30_4
A segunda parte mais importante é continuar!
30_10
Bruxinha caçadora de vagalumes
30_8
Sororidade é como a versão feminina de fraternidade…

Dia 3

30_5

No terceiro dia, decidi estudar para criar retratinhos estilizados a partir de fotos. Aproveitei para por em dia  alguns dos desenhos que estava devendo no grupo Selfless Portraits das Mina. Gostei bastante do resultado e pretendo fazer mais disso pelos próximos dias.

30_insta2

30_insta3

Dia 4

30_6

No quarto dia estudei em cima de algumas referências que eu tinha guardadas no meu Pinterest. Nesse dia tive que trabalhar de noite e senti na prática, algo que já sabia: rendo mais de dia.

30_insta1
Mesmo assim, gostei dessa mocinha. A foto de referência é maravilhosa.

Dia 5

30_7
Flores e mais flores… É tão relaxante desenhá-las!

No quinto dia tive que trabalhar de noite e, pior, bem tarde… Rendeu menos ainda. Ahaha. :P

30_9
Uma bonequinha Conchita Wurst

Resumo da ópera – Dias 1 a 5:

Decidi que meu desafio irá acontecer só durante a semana. Normalmente eu tenho aula sábado de manhã, de tarde e (acreditem!) de noite. :P Então sinto que iria me estressar e cansar bastante tentando me desafiar nesse dia. Seria penoso e não é esse o objetivo. Em compensação, tentarei fazer esse registro dos meus avanços aos domingos.

Até o momento, estou achando ótimo e que está rendendo bastante. Estou feliz de estar trabalhando um pouquinho por dia em direção ao meu objetivo de ter uma série pra chamar de minha! Mas também estou gostando da liberdade de fazer algo mais livre e sem a obrigação e pressão de ter algo lindamente ‘pronto’ a cada dia.

Espero que vocês gostem! Para acompanhar em primeiríssima mão, tenho postado sempre alguma coisa no instagram com a tag #1sérieem30dias. Em seguida posto na minha página do facebook então pode seguir por lá também! Para acompanhar o desafio de todos que estão participando é só buscar tag #30ideias30dias.

Caso também queiram se desafiar a fazer algo criativo/legal/importante todo dia, é só criar uma regrinha (o desafio pode ser em qualquer área) e se jogar. Também ajuda muito compartilhar com as pessoas pra gerar/manter aquele compromisso maroto!

Se puderem comentar contando suas impressões ou qualquer insight sobre o assunto me ajuda muito no meu processo criativo e no desenvolvimento de um trabalho com mais sinergia (que é algo que eu adoro!).

Beijos e boa semana!

Veja também:

  • Oi, Liliana! Que legal esse desafio! Nunca me comprometo com essas coisas, porque me sinto pressionada e acabo ficando frustrada com os resultados. Mas não se pode negar que ele dá uma super catalisada nas ideias, né?

    beijos!

  • Lili Ana

    Oi, Ju! Que legal vc aqui! :)))

    Poxa, vc devia tentar… nem que fosse pra compartilhar com alguém mais próximo de você. A outra vez que eu fiz, eu me surpreendi muito com a reação das pessoas… as vezes postava algo que eu achava que não estava legal toda envergonhada e, mesmo nesses dias, as pessoas me surpreendiam uma reação ótima e carinhosa. Achei muito bom pra me identificar menos com os meus desenhos (tipo, se eles não tão bons não é pq eu não sou boa) e consegui tirar muitas lições sobre a minha relação com eles e o meu processo criativo.

    Beijos, querida!

  • Bee Galvão

    Que lindo, Liliana! Gostei de ver e espero acompanhar… Tbm estou no Decola e, apesar de ser da Literatura, amo muito saber sobre processos criativos nas mais diversas áreas. Conhecer teu desafio me fez ter ganas de começar o meu… Ainda estou pensando em qual será, mas vai dar certo. Assim que encontrar, posto lá no grupo. Beijão e boa sorte!! #vamoquevamo! ^_^

  • Lili Ana

    Oi, Bee! Obrigada pela visita! Também gosto bastante desse assunto de processo criativo. Sou arquiteta e nessa profissão o processo geralmente segue uma ordem bem definida (e que eu consigo aplicar em outras áreas, como nos meus desenhos e escrita)… essa formação ajudou muito a entender (e respeitar) mais essa questão. Quanto ao seu desafio, sou da seguinte opinião: se não encontrar o desafio ‘perfeito’, faça assim mesmo! Defina uma data máxima para começar. Vejo que as pessoas as vezes ficam protelando e perdem essa oportunidade que é muito legal! Mesmo que a pessoa defina que só tem 10 ou 15 minutos por dia pra se desafiar, já vai conseguir aproveitar. Beijos e #vamoquevamo! <3

  • Anne Santana

    Que máximo! As suas criações são lindas! Amei aquelas florezinhas q vc esta fazendo! Os retratos então! Se puder dar pitaco já colocava logo um montão de borboletas junto com essas suas flores num retrato.. Ou um retrato de uma mocinha borboleta! Bjoooo parabéns pelo trabalho!

  • Oi, Anne! Amo fazer essas florzinhas! É muito relaxante. :) Obrigada pelos elogios e sugestão! Vou tentar usá-la! ;) :*