Eu, desenho

*

Oi, tudo bem? :)

Quando eu comecei a imaginar esse site, eu pensava que seria um portfólio. Algo mais careta, hermético e certinho.

Afortunadamente (e não consigo imaginar uma palavra que defina melhor), decidi que teria um blog por aqui e que, sim, ele teria um lugar importante, talvez mais importante que a galeria com imagem dos meus trabalhos. E, de fato, a cada dia ele tem se tornado a minha parte favorita por aqui! É o momento de pensar sobre o que eu tenho criado e de compartilhar e trocar com as pessoas! É algo que tem me ajudado a ter um processo criativo mais vivo, reflexivo e, espero, com mais sinergia! ♥

Por isso mesmo, tenho tentado desenvolver uma rotina regular por aqui! A princípio tento publicar algo aos domingos, mas tenho vontade de que ela seja ainda mais intensa (talvez 2, 3 vezes por semana). E fico imaginando conteúdos diferentes que eu poderia publicar e formas diversas de trocar ideia sobre os assuntos de arte e ilustração, que eu tanto gosto, por aqui.

Ontem a minha irmã me desenhou e fiquei pensando como isso é gostoso! É uma expressão de carinho que faz a gente se sentir muito especial… E fiquei pensando que, justamente por eu saber o quão boa é essa sensação, eu gosto tanto de desenhar as pessoas.

Ideia vai, ideia vem, pensei em fazer um post um pouco diferente. Um post com alguns dos desenhos mais especiais que já fizeram de mim. :)

Lilas, lembranças:

lila by amigas

O primeiro é um desenho bem antigo da minha amiga Luda Lima. Ela também é de Brasília e é uma ótima ilustradora e aquarelista (e, diga-se de passagem, uma grande referência pra mim). Desde essa época ela já mandava bem na expressividade! Na verdade, quando ela fez esse desenho a gente não se conhecia ainda. Ahahaha! Mas depois de nos conhecermos (pelo flickr), achamos que era eu. :) Esse desenho foi meu avatar no orkut durante um bom tempo.

O segundo desenho foi feito pela minha amiga gaúcha Fernanda Cacenote. Ela é fotógrafa (muito boa, por sinal), mas acho esse desenho que ela fez de mim bem lindo (também já foi meu avatar por um bom tempo). ♥

lila by amigas 2

A pintura acima foi feita pela minha amiga Mayara Almeida. Nos conhecemos pois entramos no mesmo semestre na faculdade de artes da UnB. Ela também estudava arquitetura em outro lugar, por isso acabamos nos identificando mais e somos amiga até hoje, embora tenhamos estudado pouco tempo juntas. :) Ela diz que não gosta muito dele, mas acho esse retrato um dos mais parecidos comigo.

O desenho a direita foi feito pela minha amiga Polly Sjobon (sou a segunda da primeira linha). Estudamos arquitetura juntas e eramos mesmo grupo de projeto. ♥ A Polly é uma das pessoas mais criativas que eu conheço e talentosa em várias áreas. Ela também é a mente (e coração) do Música para Colorir, projeto autoexplicativo, do qual participo. :)

lila by amigas 3

A pintura digital acima é obra da Luiza McAllister e foi fruto da primeira troca que participei no grupo Selfless Portraits das Mina. Acho que foi uma grande sorte ter sido sorteada com ela pois, além de ser uma ótima artista (ela é sócia do 2 Minds Studio e artista responsável pelo Amado Retrato), também é criadora de um dos melhores grupos que eu participo no facebook, o 2 Minds Lab! ♥ (E foi graças a essa troca que eu fiquei sabendo disso tudo. :))

Eu e Palmito bonitos bordados de flor, com certeza, é um dos retratos mais especiais que já recebi! Foi feito pela minha mãe, Marly, que também é uma pessoa cheia de criatividade e talentos! O resultado das maravilhas e, principalmente, delícias que ela faz, ela posta no blog dela, o Saboreando a Vida. :)

lila by bell colagemlila by bell colagem 2

Por último, mas não menos importante, mostro alguns desenhos dela, a flor mais linda do meu jardim, minha irmã Bell. :) Desde bem novinha ela já desenhava no computador e os primeiros desenhos são alguns doodles que ela fazia de mim quando era mais nova. Acho muito lindos e adoro a enorme simplicidade e expressividade deles. ♥ Hoje ela já tá grande (Snif) e estuda design gráfico. Ela já faz seus freelas por aí e você pode acompanhar os desenhos dela por aqui! O último desenho foi o tal que ela me mandou ontem e que me inspirou a fazer esse post.

Incluí aqui os desenhos que consegui localizar no meu bagunçado HD, mas já virei outros desenhos que não achei. :/

Uma coisa que me encanta muito é o estilo e personalidade de cada pessoa que transparece nos desenhos. Acho isso o mais bacana!!! Aproveito para deixar minha palavra de gratidão a cada um que já me desenhou. OBRIGADA, pessoas queridas! :)

* O desenho e foto no topo desse post foram feitos pelo meu namorido Gabriel, em 2008, exatamente 1 ano depois da gente ter se conhecido. :D ♥

Veja também:

  • Oi, Liliana! Adorei o post! Concordo contigo, postar nossos trabalho em blogs, atualmente, pelo menos, tem sido uma troca maravilhosa. Conhecer outros ilustradores por aí e poder trocar figurinhas com eles é super enriquecedor. Também senti que o processo se tornou mais reflexivo. Essa troca nos faz adquirir consciência sobre o que estamos fazendo… o que é realmente bom. :) E, poxa!, deve ser uma experiência bem legal poder se ver através de tantos olhares! Todos ficaram lindos! ♥ Pode deixar que agora que descobri o teu espaço, virei mais vezes! :D
    bjss :********

  • Lila,
    Você sempre foi uma grande inspiração na minha vida. Eu imagino que você saiba disso pq eu já te disse isso um milhão de vezes heheh. Eu me sinto honrada em ser irmã de uma pessoa tão amorzinho, tão talentosa e tão querida. Eu só tenho que te agradecer por ter me apoiado sempre e ter puxado minha orelha quando foi necessário. Obrigada por ser uma das minhas maiores fontes de inspiração não só artisticamente mas na vida! Se quando eu tiver sua idade eu for um terço da pessoa maravilhosa (e talentosa, e esforçada, e super cool…) que você é, eu vou estar mais do que satisfeita.

    Eu te amo muito, irmã. Muito mesmo. Espero que a gente possa num futuro fazer umas ilustras juntas e mostrar pro mundo que aqui é team cabeça de caramujo! (Seja lá o que isso quer dizer) Adorei teu post e adorei ver essas ilustras reunidas aqui e poder lembrar um tico da história delas contigo =) ♥ E que venham mais desenhos! E boas histórias e lembranças <3

  • Oi, Bell! Obrigada pelo comentário tão querido. Me emocionei aqui e tb fiquei rindo. Tb me sinto muito honrada e sou muito agradecida por ser sua irmã! Tenho certeza que você é capaz de ser uma pessoa melhor e mais desenvolvida que eu quando tiver a minha idade… mas a real é que cada um tem seu caminho. Meu conselho é: se empenhe em ser você mesma e se esforce nas coisas que você tiver vontade genuína de fazer. Saiba você ou não como chegar ‘lá’. Pense em algum primeiro passo que você possa dar em direção a esse lugar e vai. :) Tenho certeza que se você fizer isso vc vai chegar longe. :)

    Tb te amo muito e espero que em breve a gente possa fazer um projeto juntas… Esse seu comentário até me deu uma ideia. *_________________*

    Tudo de bom. <3

  • Oi, Bia! Obrigada pela visita! :) Realmente acho que essas reflexões e trocas que fazem a vida ser mais rica e a gente se desenvolver. O bom da internet é a gente pode trocar com pessoas que tem a ver com a gente e que a gente provavelmente não conheceria de outra forma. :) Há uns anos eu tinha um blog e tenho algumas amizades virtuais que conheci por lá até hoje. :D

    Sim! É legal mesmo a interpretação que cada um faz da gente… É interessante como cada desenho parece comigo mas também parece também com a pessoa que o fez. Maravilhas da arte. :)

    Seja sempre bem vinda! Beijos! :********