Ilustração: Santa Terezinha

Oi, tudo bem com você? Espero que sim! :)

Em Janeiro recebi uma encomenda da querida Rosana que me pediu para ilustrar 3 SantosA ideia dela era presentear sua mãe, Ednilza, que iria fazer aniversário naquele mês. :)

Ela tinha visto a Nossa Senhora das Graças que eu havia pintado um tempo atrás e achado bacana e diferente (com relação a obras de arte sacra tradicionais). Por isso ela me pediu para fazer representações num estilo parecido (mais fofo, moderno e alegre). Os retratados foram Santa Terezinha, de quem ela é devota (nas palavras dela: ‘promoter e bff!’ <3), Nossa Senhora Aparecida e Jesus Cristo Misericordioso. 

Gostei muito da experiência e queria registrar por aqui… mas não tive tempo de fazer isso na ocasião. Então hoje, finalmente, consegui um tempinho para mostrar o processo por trás da ilustração de Santa Terezinha, que foi a minha favorita!

Bora ver? :)

Processo:

Santa Terezinha_1
Uma das pinturas de Santa Terezinha que recebi como referências, anotações e esboços no meu caderno.

Quando havia me pedido o orçamento das ilustrações, a Rosana já havia me enviado alguns direcionamentos e as referências dos Santos.

Para atendê-la melhor, enviei um questionário perguntando mais detalhes do que ela queria para ilustração, sobre os Santos e a relação dela e da família com eles. Aproveitei também para conhecer a mãe dela, que seria presenteada.

Nesse momento também pensamos nas cores a serem usadas. Quisemos criar um conjunto harmônico, já que os 3 Santos iriam ficar juntos numa parede do escritório.

Nos meus últimos trabalhos tenho tentado usar essa ‘estratégia’ de um questionário mais pessoal , não apenas para definir o briefing, mas também para desenvolver mais sinergia com o tema e com o cliente. É algo que me ajuda demais fazer a ilustração com assertividade e ainda mais carinho. :) <3

Santa Tereznha 7
Esboço.

Com as informações em mãos iniciei os estudos no meu caderno e depois parti para um esboço mais detalhado já no papel para aquarela.

Rosana recebeu esse desenho já mais detalhado para dar pitacos, e a explicação de onde iria cada cor. No caso da Santa Terezinha não houve alterações no desenho. :)

Santa Tereznha 8
‘Contornando’ com a caneta Nankin.
Santa Terezinha_3
Iniciando a aquarela.
Santa Tereznha 4
Quase pronto…

Aprovado o desenho, iniciei o trabalho com caneta nankin (geralmente faço uma linha mais fina e depois de pintar, incluo detalhes e reforço alguns pontos) e em seguida pintei com aquarela. :)

O fundo e a frase de Santa Terezinha ficaram para o final, pois a definição do que deveria estar escrito demorou a chegar.

Resultado Final:

santa terezinha 2
Fundo em aquarela e lápis de cor. :)
santa terezinha
<3
Santa Terezinha_5
Linda frase de Santa Terezinha. <3

Peço desculpas por não ter fotografado o processo em mais etapas, mas quando eu me concentro na pintura, acabo esquecendo de fazer mais registros. :P

Os materiais utilizados nesse trabalho foram:

  • Papel Canson Montval;
  • Lapiseira, borracha plástica e régua;
  • Caneta Nankin;
  • Aquarelas Cotman;
  • Lápis de cor aquarelável Koh-i-Noor.

Para quem ficou curioso também com relação à minha Nossa senhora Aparecida e ao meu Jesus Cristo Misericordioso, fica o registro aqui:

Santa Tereznha 10
<3
Santa Tereznha 9
<3

Algumas pessoas viram a pintura de Santa Terezinha nas redes sociais e se interessaram em adquirir uma reprodução desse trabalho. Essa pintura foi feita com exclusividade para a cliente, então não será possível reproduzi-la. Porém, em breve pretendo fazer uma nova versão de Santa Terezinha que será disponibilizada na loja. :) Caso você se interesse, fique de olho ou, pra facilitar, se inscreva na news ali do lado direito para receber alegrias/novidades em 1ª mão! :) ;)

Você teria interesse e acha que seria legal eu ilustrar mais Santos para colocar na milha lojinha? Me conta nos comentários?

Aproveito para agradecer novamente a Rosana pela oportunidade de criar esse presente especial! :) <3 Obrigada por confiar no meu trabalho, flor! Foi um prazer e um aprendizado!

Um beijo e até semana que vem!

Lila

Veja também:

  • Muito lindos, Lila! Seu trabalho está cada dia melhor ;)

  • Obrigada, Marianita!<3 Espero que sim! :)

  • Thatyane Mendonça

    Acho que já falei por aí, ficou linda d+ essa ilustração!!!

  • Obrigada, Thaty! <3 :) :*

  • Que linda essa série, Lila! Teu traço tá cada vez mais lindo.
    Beijão :*

  • Obrigada, Lidy! Tou gostando desses temas. Espero retoma-los em breve. :) <3

  • Obrigada! Assim q eu puder responderei! :)))

  • ficou linda essa tua santa teresinha! aliás, todos esses desenhos estão lindos. Olhando para eles, me lembrei dos museus que visitei durante essa minha viagem, e tinha reparado como a maioria dos quadros que vi eram de cunho religioso! eles buscavam representar bastante essa questão do que é sublime, superior e divino. É bacana ver isso num artista atual também, um pouco desse resgato do que foi canônico no passado, ao invés de ficar só na cultura pop, como a maioria faz! não sei se é mesmo o teu objetivo, mas daria uma boa reflexão pra poética! :D

  • Lila, fiquei encantada com as ilustrações. Ficaram muito meigas e carinhosas! E adorei a sua ideia de desenvolver um questionário mais pessoal, acredito que reforça a exclusividade do teu trabalho e o teu amor em tudo o que se propõe a fazer. :~) Um beijo!

  • Obrigada, Bia! Masa essa sua reflexão! Não pensei tão bem quanto você escreveu, mas acho que foi um resgate sim. Tentei fazer algo mais moderno mas com referência e o máximo respeito ao tradicional, até porque era uma preocupação da minha amiga como católica que não fosse algo que pudesse gerar alguma interpretação polêmica que parecesse humor ou algo assim. :) Beijo, que bom que você voltou! Ps. Quero muito que tu compartilhe as experiências da sua viagem lá no blog. :)

  • Obrigada, Ju!!! Já tou que nem você com as flores pensando no que preciso e posso melhorar. Ahaha. :) O questionário é ótimo. Tive essa ideia depois de ser parceria de um projeto de poesias pessoais, no qual é feito um questionário pra desenvolvê-las. Tinha acesso a esse questionário e isso me facilitava de um tanto a vida e me ajudava a ver com tão mais riqueza a pessoa que resolvi que tinha que adotar o método pros meus trabalhos. Ainda estou aprendendo… tem casos que tenho dificuldade de como questionar, mas geralmente é muito gostoso! Beijo!!!

  • Não tem como não achar as ilustrações uma fofura. Adorei como você utilizou a pintura, ora com cores bem fortes (véus e cabelos), ora com “pinceladas” leves (o céu). Por mim, tudo é de suprir expectativas. Continue assim!

  • Obrigada, Maíra! :)