Sobre sketchbooks (e meu Ohlivia)!

Oi, tudo bem com você? Eu espero que sim! :)

Sumi novamente (acho que eu estar sumida daqui está se tornando mais habitual do que estar aparecida XD). Tenho estado ocupada com algumas encomendas, mas confesso que também estou numa fase com mais preguiça de computador e internet e também um pouco bloqueada pra escrever… acho que isso está acontecendo principalmente devido aos ânimos exageradamente (?) acirrados por conta dos recentes acontecimentos políticos no nosso país (eu entendo que as coisas estão complicadas, mas não deixa de ser algo que consome a minha energia de uma forma negativa… e acho que não sou só eu que tou nessa fase).

Eu sempre acho muito proveitoso escrever por aqui, tanto pelas minhas reflexões pessoais, quanto pelas ótimas trocas com quem lê e comenta… e sinceramente acho que é importante ter uma certa disciplina nos nossos projetos (e fico meio decepcionada com a minha própria indisciplina). Mas não quero só marcar presença. Pelo menos não como se tivesse que ‘bater ponto’ aqui ou algo assim. Então vou respeitando esse meu momento e aparecendo conforme conseguir compartilhar coisas interessantes, tá bem? :)

Carinho por cadernos:

Como boa criativa que sou, adoro papelaria e materiais de arte. Ainda assim, faz relativamente pouco tempo (cerca de 1 ano) que comecei a usar sketchbooks como parte essencial (e favorita) do meu processo criativo. Antes disso, embora eu já curtisse cadernos pra estudo e anotações, eu costumava usar folhas soltas pra fazer meus desenhos. XD

cadernos industrializados
Parte dos cadernos que tenho usado no último ano. O meu favorito é esse maior (Tilibra Académie)… só que estava guardado há anos e as folhas amarelaram. Já o XL da canson me decepcionou.

Quando eu fiz o curso do Renato Alarcão, fiquei muito impressionada com os seus cadernos (maravilhosos) e como ele os utiliza. Muito por essa influência, desde o meu desafio de 30 dias do ano passado comecei a tentar aplicar uma ‘metodologia’ que usa sketchbooks em 2 frentes:

  1. Como banco de ideias com rabiscos ~~despretensioso~~, anotações e experimentos diversos focados em projetos pessoais;
  2. Estudos de composição, cor e anotações focados nas minhas encomendas.
cadernos artesanais
Meus cadernos e blocos artesanais, meus favoritos. Os mais tosquinhos eu que fiz. XD

Eu sempre falo que acho incrível quem tem cadernos lindos com desenhos e pinturas que, de tão bem feitos e finalizados, parecem eles mesmos obras prontas (e lindas).

E sempre digo que meus não são assim. XD

Em todo caso, considero que o uso de cadernos dessa forma mais solta tem sido de uma ajuda incalculável no desenvolvimento de trabalhos mais consistentes e também com mais segurança e menos apego.

De fato, o que eu mais gosto sobre cadernos é que eles me inspiram no sentido de que eu posso errar a vontade pois ‘sempre’ tem uma nova folha logo depois da que eu estou usando. Ou seja: no pior dos casos, sempre tem chance de começar de novo ou tentar algo completamente novo. *_*

Meu caderno Ohlivia:

alegrias ilustradas _ ohlivia 3
Estampa e cores maravilhosas!

Há um tempo vinha namorando cadernos artesanais para aquarela em lojinhas virtuais (nunca vi pelas feirinhas daqui de Bsb), mas ainda não tinha tido coragem de comprar um pra mim. (Isso é uma coisa que faço muito: namorar produtos criativos… que não compro mais, e mais impulsivamente, por motivos de contenção de despesas.)

Eis que o universo ouviu meu desejo e fui notificada de um anuncio da Priscilla, minha colega de Decola!Lab e dona da marca Ohlivia, no grupo compro de quem faz das minas, vendendo alguns cadernos lindos! Eu já era amiga da Priscilla no facebook e já tinha visto o nome da marca dela e achado uma graça! Mas não sei porque, simplesmente não lembrava que ela fazia cadernos! XD (Shame on me.)

Enfim: conversamos, vi as estampas que estavam disponíveis e encomendei o caderno com a estampa mais linda do mundo e numa das minhas cores favoritas! (Tem várias outras estampas bacanas, inclusive algumas exclusivas criadas por ela.)

alegrias ilustradas _ ohlivia 2
Chegou nessa embalagem gracinha! <3

Embora eu tenha escolhido a opção de frete mais econômica, minha encomenda chegou bem rápido (em menos de uma semana) e em perfeito estado!

alegrias ilustradas _ ohlivia 4
Detalhe da costura que é uma graça!
alegrias ilustradas _ ohlivia 5
Forro interno em papel amarelo! <3

O sketchbook é todo feito artesanalmente! A capa é forrada em tecido estampado e papel amarelo e a costura do tipo copta exposta.

alegrias ilustradas _ ohlivia 6
Detalhe da textura do papel… A frente é canelada e o verso liso.
alegrias ilustradas _ ohlivia 7
<3

São 40 páginas de pura felicidade! O papel é o Canson para aquarela da linha universitária (que tem essa textura canelada e gramatura de 300g/m²) e as dimensões de 14x20cm.

Achei o  trabalho da Priscilla ainda mais bonito ao vivo e muito bem acabado. Adorei tudo: da combinação de cores da capa,  até o cuidado com a embalagem!

Então, caso alguém se interesse, está recomendadíssimo! ;) #momentojabásemjabá 

(E, caso a Priscilla que esteja lendo, Parabéns novamente pelo trabalho e obrigada pela atenção no atendimento!)

Um pouco do que fiz no meu Ohlivia até o momento:

alegrias ilustradas _ Ohlivia 11
Quem me acompanha no ig já viu! ;)

Embora seja um caderno com folhas para aquarela, meus experimentos até o momento tem sido, como de costume, misturando materiais. A novidade é que tenho começado pintando o fundo e, só depois, inicio o desenho. :)

Tenho achado bem divertido trabalhar com esses fundos previamente coloridos e que o resultado tem ficado bem interessante (saindo do branco que eu vinha valorizando nos últimos tempos), então penso em fazer mais disso nesse caderno. :) Quem sabe não tento fazer um speed painting uma hora dessa?

Agora me diga… e você? Também está enjoado e cansado da nossa situação política e de internet? Também é fã de cadernos? É de ficar namorando produtos criativos mas não compra loucamente por pura falta de capital? XD

Um grande abraço e até logo!

Lila

Ps. Finalmente consegui mudar a url do meu site pro nome novo! :D Em breve farei alguns ajustes pra esse nosso espaço ficar ainda melhor.

Veja também:

  • eu estou há seculos pra comprar cadernos artesanais, tanto pra apoiar o pessoal, quanto pelo fato de eu achar eles simplesmente lindos *_* eu já tenho uma lista de de gente que produz cadernos artesanais pra comprar. t.t mas o propósito do sketchbook é mesmo pra estudos e experimentações. a própria palavra “sketch” significa rascunho…então, é até estranho que as pessoas o utilizem pra fazer arte final…mas confesso que sou uma dessas t-t tenho muita dificuldade em fazer rabiscos descompromissados…sempre acabo passando a limpo e finalizando no próprio papel pra rascunho t.t mas enfim, fiquei babando pelos teus caderninhos…sobre a situação política, né…como to meio atrasada aqui, respondendo o teu post, a coisa tá mais calma agora, embora, na minha opinião, não deveria…mas enfim.. acredito que o caos faça parte da mudança. :)

  • Tenho gostado bastante dos cadernos artesanais! Meu favorito no momento é aquele que tem escrito alegrias ilustradas… Comprei de uma moça numa feirinha aqui de Bsb… adorei que ele é grande e as folhas são de papel pólen mais grossinho (que eu não conhecia, mas adorei). É o mais experimental (/tosco) dos meus cadernos no momento. XDDD

    Ironicamente, acabei gostando tanto dessas ilustrações que apareceram nesse post que até as coloquei na loja. XD Não é que eu ache errado usar o sketchbook pra fazer artes finalizadas… mas eu gosto bastante da não obrigatoriedade disso O processo de experimentação de se permitir errar (ou não) pode ser muito rico… mas como disse isso é algo recente pra mim e imagino que pode ser diferente pra cada pessoa. :)

    Quanto a situação estar mais calma, concordo com você… não tem lá muito motivo pra estar. Mas confesso que eu já estava beeeem cansada de toda a tensão e egoisticamente falando, prefiro como as coisas estão agora.

    Enfim! :*

  • Laiany Pauda

    Eu também fico namorando produtos criativos e não compro por pura falta de capital! Já faz um bom tempo que estou doida por um caderno artesanal e paquero várias lojas virtuais! Mas ainda não tive a oportunidade comprar! Estou pensando em fazer um enquanto não tenho verba para comprar os que estão na minha lista de desejos!!! Acho bacana comprar e apoiar também o trabalho de tanta gente bacana e criativa neh?! Ando paquerando a sua lojinha também e os gatos lindos!!! Logo logo quero fazer umas compras!!! Beijos, estou cada vez mais encantada com esse blog! Inspirador!

  • As vezes vale a pena comprar de alguém da sua cidade… Geralmente sai mais barato por conta do frete. :) Já fiz uns blocos baseado num vídeo da Silvia do Design de Baunilha… uma costura bem simples! :) Obrigada pelo incentivo ao meu blog, flor! Confesso que estou precisando! :*