Desafios criativos (#30ideias30dias 2016)

1ª vez que participei de um desafio criativo diário foi em 2014, motivada por um exercício do Descola!Lab. A experiência foi muito intensa, positiva e transformadora (como o restante do curso).

Em 2015, repeti o Decola, fiz o desafio pela 2ª vez e documentei aqui. Mais uma vez foi muito legal e trouxe novos frutos.

Desde o meu primeiro desafio, me entusiasmei com a ideia, o que me motivou a participar de alguns colabs e outros desafios mais curtos (como os propostos pelo 2minds) e sempre fico doida pra participar dos desafios que eu vejo por aí, embora nem sempre consiga encaixar na minha agenda. (Esse ano por exemplo, me programei pra participar do Inktober, coisa que não consegui no ano passado).

Lições:

Três das maiores lições que tirei dos desafios dos quais participei foram:

  1. A importância da consistência no trabalho criativo ( = fazer diariamente);
  2. A importância do desapego de uma suposta perfeição;
  3. Uma maior consciência quanto ao meu processo.

Por isso é algo que eu recomendo muito para qualquer um que queira se desenvolver criativamente em menos tempo. (Embora, na real, as lições sejam inúmeras e diferentes pra cada um.)

Novo desafio:

0
As regras do meu novo desafio: Limitações de material, cores, tempo, tema e onde deve ser postado.

Esse ano, a Rafa Cappai, mentora do Decola!Lab, percebeu que havia interesse de não alunos e propôs o desafio oficialmente para todo mundo que quisesse participar (e criou um grupo no Facebook  para que a galera pudesse contar como tá sendo a experiência e trocar aprendizados).

Eu realmente sou fã por achar esse tipo de desafio um ótimo catalizador de ideias e aprendizados, além de curtir poder adaptar o desafio às minhas próprias possibilidades e necessidades. Por isso, decidi participar novamente (até pra dar uma animada que eu tou precisando). :)

Como da última vez, vou tentar fazer um compilado por aqui e contar mais detalhadamente como tem sido a experiência… mas dessa vez serão menos posts.

Dia 1 a 15

dia 1
Dia 01 – Estudos e anotações sobre Padim Ciço, de quem meu vô é devoto.
dia 2
Dia 02 – Estudos e anotações sobre Iemanjá.
PicMonkey Collage 3
Dia 03- Estudos São Francisco de Assis. Aqueles estudos menores se chamam thumbnails, aprendi a fazê-los com o Renato Alarcão. São ótimos pra diversificar mais os estudos de composição sem ‘perder tempo’ com detalhes desnecessários.

Há um tempo venho pensando em criar novas séries focadas em temas pelos quais tenho interesse.

Uma das ideias que mais está me empolgando no momento, é fazer uma série sobre fé. Aproveitei os primeiros dias de desafio para fazer alguns esboços com ideias que eu já tinha tido ou recebido sugestões a respeito.

No 1º dia de desafio senti muita resistência de começar… Isso é algo normal. XD Mas pode valer a pena investigar o motivo da resistência pois ela também pode trazer lições. Eu por exemplo sou bem mais resistente a fazer as coisas quando estou cansada… Então é melhor não deixar minhas obrigações pra tarde.

dia 4
Dia 04 – Estudo ‘Selvagens’.

Vivendo e não aprendendo, no 4º dia de desafio, eu estava bem cansada e com preguiça de pesquisar referências, então rabisquei alguns gatos. Desde que conheci o trabalho da Helen Dardik, tenho tido vontade de fazer uma série com bichos (e folhas e flores também… estou apaixonada pelo trabalho dela… <3 é encantador), então achei que algo da minha realidade como gatos seria um começo. XD

PicMonkey Collage 5 e 6
Dia 05 e 06 – Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha

Nos dias 5 e 6 (ainda vivendo e não aprendendo & com preguiça), fiz novos estudos para 2 santas que já ilustrei: Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha. Tentei melhorar alguns detalhes do que eu já tinha feito e que queria tentar fazer diferente.

PicMonkey Collage 7
Dia 07 – Estudos Catrinas. Não curti a 1ª, mas a 2ª sim.
PicMonkey Collage 8
Dia 8 – Estudos para o dia dos namorados.

No 7º dia, quis tentar algo novo. Outra ideia que tenho para séries diz respeito a criar ilustrações para datas comemorativas (acho muito legal, mas ainda sou um pouco enrolada e resistente pra criar as ilustras nas datas em si). Comecei com os esboços de Catrinas, inspiradas no Dia de Los Muertos/Halloween. Já no 8º dia esbocei algumas ideias inspiradas no dia dos namorados.

dia 9
Dia 09 – Aniversário
dia 10
Dia 10 – Bichos

No 9º dia fiz esboços tosquíneos com o tema aniversário. Pra melhorar incluí alguns gatíneos. XD (porque gatíneos melhoram tudo).

N0 10º dia tentei alguns bichos diferentes, incluindo um gatocórneo e um flamingo (gostei dos 2 :)).

dia 11
Dia 11 – Estudos gatos + inverno
dia 12
Dia 12 – Gatos juntinos, meus favoritos.

Reclamei no instagram que estava sem ideia e recebi a sugestão de juntar oficialmente as ideias ‘gato’ e ‘datas comemorativas’. Fiz uma listinha de ideias e rolaram gato invernal (pra comemorar a chegada do friozinho em Brasília) e gatos juninos (com a melhor atração da festa: comidas).

da 14
Dia 14 – Primavera e Verão
PicMonkey Collage 14 15
Dias 13 e 15

Desde então, tenho tido várias ideias com gatinhos e tem sido mais fácil e divertido, mas confesso que já estou sentindo vontade de variar de tema… Ainda mais diante da minha habilidade (ainda) limitada de desenhar gatos diferentes. XD

Conclusões (até agora):

Mesmo sentindo bastante resistência, tem sido fácil contorná-la na parte de desenhar e postar no insta (já se tornou mais tranquilo pra mim mostrar meu processo em foto, por mais tosquinho que seja o resultado do dia – no meu 1º desafio eu quase morria do coração pra postar algo que não gostasse).

Porém, confesso que falhei quanto a falar a respeito do desafio diariamente no Snapchat. Incluí isso no desafio, pois achei que era um pequeno passo rumo a me sentir mais a vontade com relação fazer vídeos… que é algo que eu tenho vontade e inclusive estava nas minhas metas de ano novo. (Achei que gravar um vídeo de fato por dia inviabilizaria meu desafio, considerando a minha vergonha e  por ser algo mais complexo).

Cheguei a falar sobre o desafio por lá nos primeiros dias mas, como ainda tenho muita vergonha de falar ‘sozinha’, fui evitando essa parte até deixar pra lá. XD (Com certeza esse é o maior desafio nesse desafio pra mim.)

Levei uma bronca de uma amiga minha (que estava gostando dos meus snaps) e me comprometi a recomeçar a falar diariamente dos meus processos criativos por 30 dias… partindo do zero. XD Recomecei ontem (21/06) e quando acabar o que falta falar sobre o #30ideias30dias, vou arranjar outros assuntos pra comentar. (Caso queira ver é só me seguir: @lilacpo).

Em breve venho contar mais! ;)

Ps. Também comecei a participar dum desafio chamado #100diasilustrados. Supostamente ele não precisa ser feito diariamente, mas vou tentar torná-lo diário quando acabar o #30ideias30dias… Até pra ter assunto no snapchat. ;)

Ps. 2 Vocês já participaram de desafios? Como foi? Tem desafios legais pra me indicar?

Veja também:

  • Adoro o 30 ideias 30 dias! ♥ Como não amar com tantos gatinhos fofos? :D

  • <3

  • Laiany Pauda

    Lila, nós somos decolegas!!! rsrs Eu amo o desafio 30 ideias 30 dias! Mas confesso que não consegui fazer até o final! Mas mesmo assim também sempre aprendo muito sobre meu processo criativo e como o horário em que faço influencia no meu desempenho! Percebi também que eu tenho que me programar e bloquear um horário fixo na minha agenda para isso, porque se não acabo me enrolando toda!!! Eu amo os seus gatinhos!!! Lindos!

  • Oi, Laiany! Eu sei q vc é decolega! Ahahaha. Amajum o nome do seu empreendimento né? :) Consegui acabar mas suuuuper atrasada. Mesmo assim sempre gera aprendizado, né? :D Tenho certeza que com esse aprendizado sobre seu ritmo, no próximo vc vai conseguir terminar. Já eu, tenho que postar a conclusão do desafio aqui no blog… Mas acho que ainda sai essa semana. :) Por um momento achei besta a ideia dos gatinhos… mas no fim alguns viraram e vão virar mais produtos. :) Procê ver… :*

  • Lila, qual é o seu insta?

  • Oi, Mayra! Meu insta é instagram.com/alegriasilustradas XD Tirei o link do blog e nunca lembrei de colocar de volta. XD

  • Ah, mto obrigada pelos comentários… Andei mto corrida e fiquei displicente com o blog. Deu aquela vontade de voltar a postar logo. :) :*